Quem é Celso Roth?

Com o anúncio oficial da contratação de Celso Roth (ou Sexy Hot – como queiram) para assumir o cargo de técnico no grêmio no lugar de Vágner Mancini o blog greNal resolveu ir mais a fundo e conhecer a vida desde ilustre técnico que tantas vezes já perambulou pelos vestiários porto alegrenses (no bom sentido claro).

Celso Roth

Celso Juarez Roth, casado, pai de dois filhos, nascido em Caxias do Sul, nasceu no ensolarado dia de 30/11/1957. Formou-se em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul, e se pós-graduado em Aprendizagem Motora pela mesma universidade. Um poliglota fala português e inglês.

Iniciou a carreira em 1975 como jogador de futebol (provavelmente como zagueiro) pelo Juventude até 78 quando descobriu que jogar não era com ele. Em 81 retornou ao futebol como auxiliar de preparador físico pelo mesmo time que o projetou, até que em 1983 foi promovido a preparador físico. O jovem Celso parecia ter encontrado seu lugar no futebol. Finalmente! Em 1986 conquistou o Prêmio Mérito Esportivo Pioneiro por suas façanhas no time serrano. Na época, ainda era professor pelo Colégio Estadual de Abramo Randon e tinha tempo para ministrar aulas de ginástica para executivos.

preparador grêmio

Mesmo com uma tentadora proposta do Avaí/SC, quis o destino que ele permanecesse em terras gaúchas por mais um tempo. A sua primeira aparição entre os times da capital da gaúcha foi pelo grêmio em 1987 também como preparador físico e logo de cara o time conquistou o gaúchão daquele ano. Seu primeiro título… Celso Roth vivia seu auge com muita alegria e realização. Como não criar um vínculo com o time que o deu seu primeiro campeonato? Esses laços serão eternos…

xeique
Da esquerda para a direita, Celso Roth, Mortoza, Valmir Louruz, Felipe Scolari e MR. Assad(Manager do Al Qadsia).

A vida é feita de escolhas como uma sala com muitas portas trancadas e você está com o chaveiro na mão; e lá foi ele para o futebol do Kuwait. Curiosamente foi contratado como treinador-júnior: Por que?? Mas era tarde, a porta já estava aberta. O treinador do time, o Al Qadisia, era nada mais nada menos que Luiz Felipe Scolari. Felipão no início de carreira era taxado como violento e retranqueiro, talvez tenha sido esta a escola que formou Celso Roth um treinador. Isso foi em 1988, mais 2 anos e estourava a Guerra do Golfo e Celso Roth se ve obrigado e fugir do país para não morrer fusilado por algum soldado do falecido Saddam. Mas até que foi bom, pois acabou como técnico da seleção júnior da Indonésia. E pelo Oriente pipocou em várias equipes até retornar à capital, desta vez pelo Inter, como treinador dos juniores em 1993.

Em 1994 volta para o Oriente Médio como técnico do Al Ahli e em 96 retorna para o estado para treinar o Brasil de Pelotas e blá blá blá. O resto vocês já sabem. Celso Roth já treinou (em ordem cronológica): Al Qadsia, Seleção Júnior da Indonésia, Seleção Júnior do Qatar, Al Etehad, Juniores do Inter, Al Ahli, Brasil de Pelotas, Caxias, Esportivo, Esporte Juventus de Jaragua do Sul, Internacional, Vitória, Grêmio, Sport, Palmeiras, Santos, Atlético Mineiro, Goiás, Flamengo, Botagofo, Vasco.

É a terceira vez que ele vai treinar o grêmio (1998/1999, 2000 e 2008) sendo campeão da Copa Sul e do Gaúchão em 1999 . Já treinou o Inter três vezes também (1993/1994, 1996/1998, 2002) com um terceiro lugar no brasileirão e campeão gaúcho de 1997.

niver gremio

Sua fama de retranqueiro o persegue por todos os times que já teve a oportunidade de atuar em toda sua vida. E agora grêmio?

Informações e fotos extraídas do site oficial do Celso Roth (http://www.celsoroth.com.br/) e http://www.treinadores.com.br/

Anúncios

~ por pedrotrg em 15.fevereiro.2008.

5 Respostas to “Quem é Celso Roth?”

  1. Belo levantamento. Sugiro ser levado como complementação ao verbete “Celso Roth” na Wikipedia.

    Cabe lembrar que seu último título foi em 2000 (!), na Copa Sul-Minas treinando o Grêmio. Depois disso, ele andarilhou por no mínimo OITO times, sem sucesso em nenhum deles. Há, portanto, um jejum de OITO ANOS SEM TÍTULOS.

    Mancini havia sido campeão da Copa do Brasil de 2004 com o Paulista (então ainda time da 2ª divisão nacional).

  2. […] Celso Roth vai sentar nas arquibancadas da ULBRA e assitir ao time do Grêmio que entra em campo. Ele deve […]

  3. o titulo da sul minas nao foi em 2000, moe?

  4. hauhaua, quis dizer em 1999

  5. Alex, rateei ali.

    O título que o Grêmio ganhou foi o da Copa Sul, em 1999 (http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Sul)

    :-p

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: