“Acordei inspirado”

Passava das 15h35min deste domingo ensolarado de boas perspectivas, quando saiu a escalação tricolor. Celso Roth, com um time derrotado na última quarta-feira, acordou pensando ser Mano Menezes e resolveu inventar novas formas de desenhar o futebol.

Roth está no Grêmio desde fevereiro – já passou aqui outras vezes – e outras tantas eu já o critiquei. Hoje, ele abusou da boa-vontade da torcida e meteu em campo a seguinte escalação:

• Marcelo Grohe, goleiro.
• Felipe Mattione, um guri novo recém saído dos juniores que deve ter jogado 2 ou 3 partidas nesse ano, para a lateral direita.
• Léo, jovem bom zagueiro promissor.
• Jean, um zagueiro razoável e chorão.
• Paulo Sérgio, que começou a jogar futebol aos vinte anos após largar a carpintaria; lateral direito mediano por natureza; para a lateral esquerda.
• Nunes, descrito por Celso Roth como o “equilíbrio do time”; como primeiro volante.
• Eduardo Costa, capitão da atual equipe e primeiro volante; improvisado na segunda função por Roth.
• Júlio dos Santos, meia paraguaio.
• Roger, o cérebro do time; meia.
• Perea; atacante.
• Maylson, recém saído das categorias de base, meia de formação; centroavante (jogou com a 9) no esquema de Celso Roth.

Quem já treinou alguns grandes clubes – e tem um pingo de bom-senso – não menospreza o adversário, nem desrespeita seus próprios atletas com esse tipo de alteração antes de um jogo importante. Celso Roth poderia ter mantido Paulo Sérgio (que não chuta nem macumba com a perna esquerda) na sua função original e deslocado algum dos zagueiros para a função lá da esquerda. Quem sabe ele ouvisse seus jogadores e suas formas de jogar e desistisse de Nunes (como acabou acontecendo no intervalo…). Poderia colocar Júnior, e mesmo que este não agüente 90min, jogar 70min é o suficiente pra garantir um resultado. Poderia colocar o Tadeu no ataque (que também entrou no 2º tempo…) ao lado do Perea, ao invés de inventar uma formação com Maylson mais recuado…

Mas não, recuado é palavra-chave das formações de Roth. Tudo bem que o Grêmio tem alguns jogadores considerados titulares que estão lesionados, além dos 3 laterais esquerdos do plantel. Mas, de forma alguma, isso justifica rasgar a formação do time. Um time com um técnico equilibrado não teria 2 jogadores expulsos de forma ridícula. Um técnico com alguma noção não arrisca uma campanha invicta em uma partida. O Grêmio perdeu 1 jogo e ficou fora.

Na minha visão, um time tem que jogar pela vitória sempre, mesmo que o regulamento permita outras combinações de resultados. Roth não pensa assim. Pra ele, se podemos perder por 1×0, então armemos um time que se permita a isso. Espero que na próxima quarta, independentemente do resultado, a Direção Tricolor faça a avaliação que fizeram com Wagner Mancini (julgando por percentuais e perspectivas) e mandem Celso Roth embora. Contratem o Tite, que está dando sopa aqui em Porto Alegre.

Celso Roth, tu não me engana. Força, Grêmio.

~ por Moisés Ribeiro em 06.abril.2008.

5 Respostas to ““Acordei inspirado””

  1. Se liga. a culpa nao é do roth é da direcao do greminho que so tras naba!! até que o gremio tava enganando bonito..

  2. cara, eu tava esperando um grenal na final. o título tava garantido, mas agora fudeu!

    quarta-feira tem mais!

  3. DETALHE:
    SEMANA PASSADA EU DISSE QUE ESSE TIME ERA RUIM E QUE O GREMIO NAO TAVA ME ENGANANDO….todo mundo caiu de pau em mim….
    .
    eu avisei!!
    .
    vamos ser pé no chao, nação tricolor!

  4. O time do Grêmio não está ruim, não. Aquele Grêmio de ontem estava completamente desfigurado. Tanto que quando a Antha desistiu de bancar o inventor doido, o time, mesmo com jogadores a menos em campo, começou a fazer alguma pressão e, pasmem, gols.

    Digam o que quiserem cronistas, imprensa, direção, etc: o jogo ontem foi perdido por UMA PESSOA SÓ, SIM. O Antha Roth!

    Jogadores expulsos? Sim. Mas nunca teriam chegado àquele estado de nervos se estivessem jogando em um time com estrutura e sem Nunes.

  5. é, o Pelaipe nao tem culpa nenhuma de ter contratado só naba né…pelo amor d deus..cada um que me aparece… guri de apartamento que vê jogo no pay per view….a culpa sempre é do tecnico…típico de brasileiro mangolão!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: