Hora de apoiar, não de secar

Escrevo esse post indignado. Indignado com a torcida gremista.

Minha indignação começa durante o último jogo, contra o Juventude. Ainda no primeiro tempo, ouço a social inteira vaiar o time, chamar o treinador de burro. Aquilo já soou estranho pra mim, pois acreditava que nos últimos anos a torcida tinha mudado sua postura. Vaiar é coisa de paulista. É coisa de torcida do Santos. A torcida do Grêmio apóia, até o último minuto.

Na minha opinião, o jogo do último domingo foi uma conspiração de diversas coisas ruins. Um monte de merda reunida. A escalação bisonha do Roth, a pegada e marcação valente do Juventude, o acanhamento do time gremista, a ruindade de individualidades, a robalheira do juiz (não deu um penalti nem acrescimos justos) e coloco como fator negativo a torcida.

Ninguém comenta, mas o time do Grêmio foi valente no segundo tempo. Quando a torcida vaiava, com dois jogadores a menos ainda conseguiu fazer dois gols, e se o juiz tivesse sido justo, teriamos feito o terceiro e estaria realizada mais uma façanha do imortal. O Juventude estava acanhado, se arregaçando. Saí um pouco mais feliz do Olímpico naquela tarde, porque sabia que ao menos o time tinha sido valente.

Me indigno com essa parte da torcida que só sabe secar. Parece que torcem pra que o Grêmio perca e o Roth caia fora. Enquanto o Roth estiver comandando meu time, estarei apoiando ele. Estarei apoiando qualquer um que esteja vestindo o manto tricolor, até mesmo o Nunes. Mesmo que eu não concorde com a escalação. É claro que não concordo com muita coisa, mas não sou eu que estou lá. É muito fácil falar para quem está de fora. As pessoas simplificam demais as coisas.

Hoje a noite é a prova de fogo. Se classificar na Copa do Brasil será importantíssimo para que não se instale a crise completa no Olímpico. Fora de campo, vamos cobrar do treinador e da direção por um time melhor, mas dentro do estádio vamos apoiar o time durante todo o tempo.

Esse é o gremismo. Acreditar no impossível, sempre.

Pra quem quiser ler a opinião de gremistas que não se influenciam pela imprensa amarga gaúcha, recomendo este texto.

~ por Alexandre Horbach em 09.abril.2008.

3 Respostas to “Hora de apoiar, não de secar”

  1. Alex, tu como eu vimos o Grêmio guerreiro de 2005 sair do inferno.
    Eu não quero voltar pra lá. Não quero ver o Grêmio de novo na segunda divisão.

    Acredito no impossível, porque vi isso acontecer com meu time.

    Agora, não consigo imaginar o time ser comandado até o fim do ano (ou do poço) pelo Celso Roth. Ele não colabora. Não posso torcer pelo impossível a cada 3 dias.

    A atitude da torcida – que mudou muito nos últimos anos, tornando-se uma das melhores e mais fiéis do Brasil – é um grito de indignação. Se desse pra espernear, espernearíamos. Tava escrito no início do jogo que seria foda com aquela escalação.
    Eu tava domingo no Olímpico, e chamei o Roth de burro também.

    Ele ouviu e mexeu no time pro segundo tempo. Foram valentes, evitaram que perdêssemos de zero, mas perdemos e foi pelos erros do primeiro tempo (o segundo tempo foi 2×1 pro Grêmio).

    Estou torcendo pelo Grêmio hoje e sempre. Mas queria muito que o Roth saísse de lá e nos deixasse ser campeões.

  2. eu assino embaixo no que o MOE escreveu…
    eu nao cheguei a chamar o técnico de burro, nem baiei o gremio…
    e depois do jogo, aplaudi a raça de alguns dos jogadores…
    eu to numa angustia fudida, pq gosto muito do gremio, sei q somos o time das causas impossiveis e dos feitos heroicos, mas acho que o problema é maior do que alguns imaginavam…depois de caras como ronaldinho, assis, guerreiro e obino, acredito que o mau tem q ser cortado pela raiz…portanto..alem de celso, alguns atletas e mebros da direção, deve sair para que possamos dar, mais um vez, a volta por cima…vamo gremio!!

  3. Também terei que concordar com o Moe. Como o próprio Alexandre falou, ele estranhou as vaias. Sinal que a coisa não é comum da torcida. É sinal de que algo está diferente, e não é a torcida. Me irritaram mais ainda os insultos ao Juventude depois que o estrago estava feito e a bola já com o ladr… juiz. Não adiantava mais. Juventude jogou bem, fazer o que?

    Não acho que devamos deixar de apoiar o time só pra que o Roth caia, mas eu compreendo o sentimento da torcida.

Deixe uma resposta

 
